Existem perÃodos crÃticos (tempo critico) para estimular a criança à aprendizagem de novos conceitos. Se estes estÃmulos não ocorrerem no seu tempo critico não ocorre aprendizagem pois a criança ainda não se encontra preparada, com capacidades para tal, o que pode levar à sua frustração por não conseguir atingir os objectivos propostos.
É importante saber quando ocorrem os perÃodos crÃticos para não prejudicar a aprendizagem das crianças.
O desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas depende da maturação e da experiencia da criança!
É importante saber quando ocorrem os perÃodos crÃticos para não prejudicar a aprendizagem das crianças.
O desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas depende da maturação e da experiencia da criança!
Estudos de Nancy Bayley: a variabilidade do QI é maior durante os primeiros anos de vida, a estabilidade do QI é proporcional à idade.
Curva do crescimento intelectual de Benjamin Bloom: com a idade as capacidades intelectuais tendem a aumentar a um ritmo mais lento. Com 6 anos, 2/3 da nossa capacidade intelectual já está formada.
Wayne Dennis: privação de estÃmulos vs restrição motora.
Sem comentários:
Enviar um comentário