O desenvolvimento do raciocÃnio ou reflexão moral
- O raciocÃnio moral, refere-se ao modo como consideramos certo ou errado um determinado acto.
- O raciocÃnio moral está ligado ao desenvolvimento cognitivo, pelo que é designado por perspectiva cognitiva do desenvolvimento
- Os trabalhos realizados nesta área foram iniciados de forma pioneira por Piaget e Kohlberg.
A teoria de Piaget
- Na nossa prática educacional, perguntamo-nos frequentemente como as crianças lidam com as regras (de jogo ou sociais). E mais: o que podemos esperar de cada idade do desenvolvimento humano, no que diz respeito às relações da criança com os aspectos da justiça e da moral.
- Piaget debruçou-se sobre estas questões e, a partir das suas experiências e observações, propôs que a forma pela qual as crianças lidam com as regras, com a justiça e a moral, varia no decorrer do processo de desenvolvimento.
Os três estádios de Piaget
Piaget estabeleceu três estádios de consciência infantil das regras:
1 estádio, até aos 4 ou 5 anos - as regras não eram compreendidas.
2 estádio, dos 4/5 aos 9/10 anos - as regras tinham origem numa autoridade superior (por exemplo, adultos,
Deus, Câmara Municipal) e não podiam ser alteradas.
3 estádio, dos 9/10 anos em diante - as regras eram estabelecidas por mútuo acordo dos jogadores e por essa razão podiam ser mudadas caso todos os jogadores concordassem.
Piaget concluiu...
Crianças diferentes adquiriram versões diferentes das regras e, ao jogarem juntas, essas discrepâncias tornar-se-ão evidentes e terão de ser resolvidas. De acordo com Piaget, este contacto com pontos de vistas divergentes constituÃa um elemento crucial para o desenvolvimento da moralidade autónoma de reciprocidade.
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