sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desenvolvimento Moral (por Piaget)

O desenvolvimento do raciocínio ou reflexão moral
  • O raciocínio moral, refere-se ao modo como consideramos certo ou errado um determinado acto.
  • O modo como o raciocínio moral ou juízo de valor moral se desenvolve, diz respeito à idade em que a criança poderá ser considerada moralmente responsável.
  • O raciocínio moral está ligado ao desenvolvimento cognitivo, pelo que é designado por perspectiva cognitiva do desenvolvimento
  • Os trabalhos realizados nesta área foram iniciados de forma pioneira por Piaget e Kohlberg.
A teoria de Piaget
  • Na nossa prática educacional, perguntamo-nos frequentemente como as crianças lidam com as regras (de jogo ou sociais). E mais: o que podemos esperar de cada idade do desenvolvimento humano, no que diz respeito às relações da criança com os aspectos da justiça e da moral.
  • Piaget debruçou-se sobre estas questões e, a partir das suas experiências e observações, propôs que a forma pela qual as crianças lidam com as regras, com a justiça e a moral, varia no decorrer do processo de desenvolvimento.
Os três estádios de Piaget

Piaget estabeleceu três estádios de consciência infantil das regras:
1 estádio, até aos 4 ou 5 anos - as regras não eram compreendidas.

2 estádio, dos 4/5 aos 9/10 anos - as regras tinham origem numa autoridade superior (por exemplo, adultos,
Deus, Câmara Municipal) e não podiam ser alteradas.

3 estádio, dos 9/10 anos em diante - as regras eram estabelecidas por mútuo acordo dos jogadores e por essa razão podiam ser mudadas caso todos os jogadores concordassem.

Piaget concluiu...
Crianças diferentes adquiriram versões diferentes das regras e, ao jogarem juntas, essas discrepâncias tornar-se-ão evidentes e terão de ser resolvidas. De acordo com Piaget, este contacto com pontos de vistas divergentes constituía um elemento crucial para o desenvolvimento da moralidade autónoma de reciprocidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário