sexta-feira, 1 de julho de 2011

Erikson e o desenvolviemto


Erik Erikson
Erikson critica Freud, porque ele não teve em conta, na sua concepção de desenvolvimento, as interacções entre o indivíduo e o meio. Por outro lado, enquanto Freud defendia que a energia que orientava o desenvolvimento era de natureza libidinal, Erikson enfatiza o processo de construção de identidade e a sua dimensão psicossocial.
Erikson propõe oito estádios psicossociais, perspectiva oito idades no desenvolvimento do ciclo de vida, desde o nascimento até à morte, tendo em conta aspectos biológicos, individuais e sociais.
Cada estádio é atravessado por uma crise psicossocial entre uma vertente positiva e uma vertente negativa. As duas vertentes são necessárias mas é essencial que se sobreponha a positiva.
A forma como cada crise é ultrapassada ao longo de todos os estádios era influenciar a capacidade para resolverem conflitos inerentes à vida.


1. Confiança vs Desconfiança (até aos 18 meses): este estádio é marcado pela relação do bebé com a mãe, se é compensadora e lhe transmite confiança ou então se não é satisfatório e desenvolve sentimentos como medo e desconfiança em relação aos outros. A virtude adquirida na resolução, positiva da crise confiança vs desconfiança é a esperança.
2. Autonomia vs Dúvida e Vergonha (18meses-3anos): A virtude adquirida neste estádio e a força de vontade, ou seja, se a criança é encorajada, explora o mundo autonomamente, caso contrário se leva uma educação muito controlada sente dúvida e vergonha.
3. Iniciativa vs Culpa (3-6anos): A criança obtém prazer da realização de actividades por iniciativa própria, sente orgulho; se é punida, sente-se culpa por agir segundo os seus desejos. O núcleo significativo de relações é a família e a virtude própria deste estádio é a tenacidade.
4. Indústria vs Inferioridade (6-12anos): Na escola, a criança desenvolve aprendizagens, que podem fazê-la sentir que é competente ou que é menos capaz que os colegas. Se prevalecer o fracasso na resolução da crise a criança sente-se preguiçosa e evita entrar em competição pois considera-se inferior ou medíocre.
5. Identidade vs Confusão/Difusão (12-18/20anos): Neste estádio o adolescente quer construir a sua identidade ao tentar saber quem é e no que se quer tornar; pode também ficar confuso face a tantas possibilidades ocorrendo uma confusão de identidade e de papéis. Aquele que resolve a crise pela positiva adquire a lealdade. Ser leal é ser fiel a si próprio.
6. Intimidade vs Isolamento (18/20-30 e tal anos): O jovem adulto pode estabelecer relações de proximidade e partilha (amor e afiliação) com pessoas íntimas ou pode distanciar-se e fechar-se. Ou apresenta uma sexualidade enriquecedora e vínculos sociais abertos e estáveis, ou isola-se e tem dificuldades em relacionar-se.
7. Generatividade vs Estagnação (30 e tal-60 e tal anos): O conflito centra-se na expansão das potencialidades do adulto e na sua transmissão aos outros. Pode por outro lado, tornar-se inactivo, se acha que não consegue ou que não tem nada de interessante para transmitir. Apresente sinais de estagnação. A virtude inerente a este estádio é a produção.
8. Integridade vs Desespero (mais de 65anos): O indivíduo avalia a sua vida fazendo um balanço: positivo ou negativo. A integridade resulta de uma boa avaliação da sua existência, sente-se satisfeito com a via aceitando a existência como algo valioso. O desespero resulta de uma avaliação negativa considerando a vida como tempo perdido e que é impossível recuperar. O núcleo significativa de relações é representada pela humanidade e a virtude adquirida neste estádio é a sabedoria.
No seguinte vídeo poderás ver estes tais oito estádios psicossociais, estando representados por imagens que os caracterizam. (vídeo usado apenas para descrever os estádios psicossociais, sendo este encontrado no youtube).

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