sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desenvolvimento Pré-natal (período crítico)

1º Período germinal – que vai desde a concepção até à primeira semana;
2º Período embrionário – que vai desde a segunda semana até ao segundo mês. Neste período dá-se a formação da maioria dos principais sistemas do corpo e caracteriza-se por um rápido crescimento e desenvolvimento dos sistemas respiratório, digestivo, nervoso, etc. Em consequência deste crescimento e desenvolvimento rápido, este período é muito mais vulnerável à influência de factores como doenças maternas, uso de medicamentos ou de drogas.
3º Período fetal – vai desde a conclusão das oito semanas (2º mês) até ao fim da gravidez. Neste período dá-se o crescimento do corpo e aperfeiçoamento dos órgãos e sistemas em funcionamento.

Etologia – Konrad Loraz
A etologia é útil na medida em que os resultados obtidos em estudos de comportamentos servem para complementação, confirmação e/ou aprofundamento de conhecimentos sobre o homem. Essa contribuição é especialmente, proveitosa em problemas nos quais a experimentação com humanos é impossível ou inconveniente, como o estudo ao isolamento social em primatas não humanos.
Estes estudos enriquecem a compreensão sobre os humanos quando comparados com sujeitos em situações menos controladas.
Nos estudos mais importantes prevalece o fenómeno do “Imprinting” (cunhagem) descoberto inicialmente no comportamento das aves mas actualmente já identificado em primatas.

O período pré natal tem um significado psicológico, social e biológico, quer para a criança em desenvolvimento, quer para a família.

Influências pré-natais:
- Toxoplasmose;
- Rubéola;
- Toxicodependência;
- Síndrome fetal do álcool.

“Imprinting”
Áreas de armazenamento cerebral da associação do imprinting: hiperestriado ventral e neoestriado.
Exemplo maravilhoso da interacção do comportamento inato espécie-especifio, e as propriedades especificas de aprendizagem:
«Compreende sinais visuais e auditivos do abjecto “mãe” que são gravados, mesmo que sejam enganosos. Isto provoca uma resposta de acompanhamento que depois vai afectar o adulto. O “imprinting” constitui um exemplo perfeito de articulação cuidada entre hereditariedade e meio, sendo importante o período crítico.»

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