sexta-feira, 1 de julho de 2011

Estádios do desenvolvimento de Piaget

Jean Piaget

Piaget formulou sua teoria de que o conhecimento evolui progressivamente por meio de estruturas de raciocínio que se substituem umas às outras através de estágios. Isto significa que a lógica e formas de pensar de uma criança são completamente diferentes da lógica dos adultos.
Piaget identifica os quatro estágios de evolução mental de uma criança. Cada estágio é um período onde o pensamento e comportamento infantil são caracterizados por uma forma específica de conhecimento e raciocínio. Esses quatro estágios são: sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal.

Estádio sensório-motor: de 0 a 2 anos
  • É caracterizado como um período de adaptação ao mundo exterior.
  • É a fase em que predomina o desenvolvimento das percepções e dos movimentos organizados em esquemas de acção, não utilizando palavras e conceitos.
  • Esta fase é caracterizada por uma serie de ajustamentos que o organismo tem de fazer, em função das exigências do meio (desenvolvimento ósseo, muscular e neurológico).

Estádio pré-operatório: dos 2 aos 7 anos

  • Período de preparação e organização da inteligência operatória concreta.
  • A criança aprende a representar os objectos por palavras e a manipular as palavras mentalmente.
  • É neste período que o organismo se torna estruturalmente mais capacitado para o exercício de actividades psicológicas mais complexas.
  • Desenvolvimento da motricidade fina e surgimento da função simbólica (linguagem, imagens mentais, jogos simbólicos e habilidades perceptíveis e motoras).
  • A criança manifesta interesse pelo que a rodeis, mas interpreta as coisas sempre em função de sei (egocentrismo).

Estádio das operações concretas: 6/7 a 12 anos
  • A criança adquire uma autonomia crescente em relação ao adulto, passando a organizar os seus próprios valores morais.
  • Surgimento do pensamento lógico e reversibilidade de pensamento.
  • O egocentrismo é ultrapassado, aumentando a empatia com os sentimentos e as atitudes dos outros.
  • Desenvolvimento da noção de conservação [matéria sólida (7 anos), matéria liquida (8 anos), peso (9 anos), volume (11 anos)].
  • É nesta altura que a criança começa a ter noção de conceitos de espaço, tempo, número e lógica.
  • Capacidade de realizar classificações e seriações.

Estádio das operações formais: dos 12 anos em diante
  • Capacidade de abstracção, pois realiza operações mentais sem necessidade de referencia a objectos concretos).
  • As operações lógicas dão-se no plano das ideias, havendo capacidade de generalização, análise e síntese.
  • Raciocínio hipotético-dedutivo sem recorrer a uma observação do real.
  • Egocentrismo cognitivo ( acredita ser capaz de resolver todos os problemas que surgem, considerando as suas conclusões como as mais correctas).
  • Aquisição das operações formais (representam o ponto máximo do processo de desenvolvimento cognitivo). 

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