quinta-feira, 30 de junho de 2011

Behaviorismo


Watson
Watson é considerado o pai da psicologia científica pois distinguiu-se da psicologia tradicional que tinha como objecto de estudo a consciência através do método da introspecção.
Para se estabelecer como ciência, a psicologia deve abandonar a o método introspectivo e limitar-se a observações externas. Para tal, o psicólogo terá então que assumir a atitude de um cientista e trabalhar com dados que resultam de observações objectivas.
Segundo Watson, só se pode estudar directamente o comportamento observável (behavior). Ou seja, a resposta de um indivíduo é dada através de um dado estímulo do ambiente.
Objecto de estudo: é o comportamento observável.

Método: método experimental para atingir esta finalidade.

A corrente behaviorista faz uma interpretação causalista do comportamento e tem como o objectivo, estabelecer normas capazes de possibilitar prever, perante determinado estímulo, a reacção de um indivíduo, bem como saber, face a uma dada resposta, qual o estímulo ou estímulos que a desencadearam (por exemplo: o rapaz ri quando vê uma bola)
Podemos então concluir que o comportamento do ser humano e o seu desenvolvimento depende, segundo os comportamentalistas, totalmente do meio em que o sujeito se insere.

Sem comentários:

Enviar um comentário